MISSIONÁRIA UNIDA SERTAOZINHO
comunidade ágape  
Página Inicial A Igreja Agenda Notícias
A Igreja Missionária Unida do Brasil

A IGREJA MISSIONÁRIA UNIDA DO BRASIL é parte da Igreja do Nosso Senhor, edificada pelo próprio Jesus Cristo (Mateus 16.18). Jesus Cristo, o Unigênito Filho de Deus, nascido da virgem Maria, da descendência de Davi, cresceu e viveu sem pecado, pregou o Evangelho do Reino de Deus, morreu pelos pecadores, foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia, apareceu a muitos, subiu aos céus e breve há de voltar. No dia de Pentecostes, com o derramamento do Espírito Santo, os primeiros discípulos, cheios do Espírito Santo, começaram a pregar o Evangelho com todo poder e dinamismo.

            Logo a Igreja nascente experimentou perseguições ferrenhas por parte dos judeus e dos imperadores romanos. Estes últimos, vendo contudo que não podiam lutar com a Igreja, fizeram-se seus aliados, cessando as perseguições. Por isso, com o passar dos tempos, a Igreja perdeu o dinamismo dos primeiros séculos, vindo a conformar-se com as formas e rituais externos, sem conservar o fervor interior. Nesses períodos todos, sempre houve pessoas e grupos sinceros, que buscaram uma vida espiritual mais profunda.

            Quando chegou o século XVI, o mundo viu e sentiu a reforma da Igreja, de dentro para fora, liderada por elementos intelectuais sinceros. Naquela época, um dos grupos que surgiu, foi dos denominados “ANABATISTAS”, posteriormente chamados “MENONITAS”, insistentes em que a doutrina bíblica deveria ser acompanhada por princípios morais elevados e vida cristã genuína. Através dos anos, os Menonitas, que receberam o nome de um grande líder, Menno Simmons, cresceram e se espalharam por muitos países e continuam até hoje como parte importante da Igreja de Jesus Cristo. Atualmente há vários grupos Menonitas pelo mundo inteiro.

            Nos meados do Século XIX houve movimentos de despertamento e avivamento entre os Menonitas, tanto nos Estados Unidos da América, como no Canadá. Em Ontário (Canadá), uma pessoa que experimentou este despertamento foi Salomon Eby, e em Indiana (EUA) foi Daniel Brenneman.

            Liderados por estes e outros homens, vários grupos Menonitas: Novos Menonitas do Estado de Ontário e Menonitas Reformados do Estado de Ontário e do Estado de Indiana se uniram em 1879, formando os Menonitas Unidos. Estes se uniram aos Menonitas Evangélicos do Estado da Pennsylvania e aos irmãos em Cristo do Estado de Ohio, formando uma Igreja com o nome de “Irmãos Menonitas em Cristo”, em 1883. Este nome permaneceu até 1947, quando foi mudado para: Igreja Missionária Unida.

            Em 1969, a Igreja Missionária Unida uniu-se com a Associação das Igrejas Missionárias para formar, então, a “IGREJA MISSIONÁRIA” dos Estados Unidos da América e Canadá. No Brasil, a Igreja continua com o nome de “IGREJA MISSIONÁRIA UNIDA”.

            A Igreja Missionária Unida é uma Igreja literalmente missionária. Desde 1890, quando seu primeiro missionário, Eusebius Hershey, foi para a Libéria, na África, cerca de mil missionários têm sido enviados a dezenas de países, em resposta à Grande Comissão de nosso Senhor Jesus Cristo.

            A Igreja Missionária Unida teve seu início no Brasil em 1955 com a vinda dos primeiros missionários Earl Edward Hartman e Donald Laverne Granitz e suas famílias, e, em 1956, Richard Lee Ummel com a sua família. Em julho de 1957 foi inaugurada a primeira Igreja Missionária Unida do Brasil, na cidade de Xambrê, no Paraná, com templo próprio; em julho de 1958 foi inaugurada a segunda Igreja, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, em dependências alugadas.

            Desde aqueles princípios humildes, a Igreja Missionária Unida do Brasil tem crescido e se desenvolvido. Em 1962 foi fundado e inaugurado o “INSTITUTO BÍBLICO DE MARINGÁ”, sendo seus primeiros alunos Antônio Iranildo Rodrigues, Cleber Lacerda Neto, Edenias Jacó Da Silva, Elcy França, Mário  Miki e Otília Oliveira Feca. Na mesma época criou-se o “CENTRO BÍBLICO DE MARINGÁ” com a finalidade de divulgar a literatura cristã, a serviço de toda a comunidade Evangélica da região de Maringá, no Norte do Paraná. Ainda em 1966 estabeleceu-se em Maringá, o estúdio de Gravações “SACRO SOM” que constituía o Departamento de Rádio e Televisão da Igreja Missionária Unida do Brasil. Em 1967 a Igreja Missionária Unida do Brasil constituiu-se numa Entidade Jurídica, registrando seus Estatutos. Em 1973 foi adquirida uma propriedade, no município de Mauá da Serra, no Estado do Paraná, onde foi construído o “ACAMPAMENTO ÁGUA VIVA”, sob a orientação dos missionários Donald Ralph Matteson e Ronald Tremain Faw, cuja finalidade é a evangelização através de acampamentos, retiros espirituais, encontros, congressos, etc., servindo toda a comunidade evangélica. Em janeiro de 1974 foram enviadas as primeiras missionárias brasileiras, Eni Pereira e Izabel Aparecida Del Bem, em visita ao então Território Federal de Rondônia, onde já havia alguns membros da Igreja Missionária Unida e, em 1976, com a finalidade de expansão, foram enviados os primeiros missionários brasileiros em caráter permanente, Antônio Carlos Ramos e sua esposa Marlene do Amaral Ramos, sustentados com recursos da Igreja do Brasil.

            Conforme o exposto, a Igreja Missionária Unida do Brasil tem sido, e continua com os mesmos propósitos de ser, uma igreja genuinamente evangélica, bíblica e missionária, desde o seu início. A Igreja tem dado ênfase, em seu ensino, à necessidade de uma vida cristã pura e santa, com zelo missionário, em busca do cumprimento das ordens de Jesus, quando disse: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mateus 28.19-20). Sob esta ordem, a meta da Igreja é atingir todo o território brasileiro, e até os confins do mundo.

            Em Sertãozinho-SP nossa igreja teve seu inicio no ano de 1971 e a primeira reunião formal do conselho da igreja foi realizado no dia 29/12/1972, a igreja teve suas primeiras reuniões em uma tenda tipo lona de circo e desde aqueles tempos com trabalho, dedicação e sobre tudo com a benção de Deus, a igreja se tornou sólida. Hoje somos uma igreja em células no modelo MDA com o objetivo de ser:

“Somos um Igreja Família fazendo missões, gerando vidas: Bem cuidadas, bem amadas e expressando o grande amor de Cristo Jesus.”

“ E isto é só o começo” 

 

 

Todos os direitos reservados a IMUS - 2012

Igreja Missionária Unida de Sertãozinho - Comunidade Ágape - Telefones (16) 3945-5057 | 3945-5058